sexta-feira, 27 de março de 2009

O mito dos tradutores virtuais

Há quem acredite que um dia os computadores conseguirão ser bons tradutores. Eu não estou neste grupo de pessoas. Os idiomas tem complexidades inalcançáveis às máquinas e ao Aldo Rebelo.

Veja este site que brinca com as traduções virtuais. Você digita um texto em inglês e ele traduz para outro idioma. Depois parte desta tradução e retorna para o inglês. E aí a usa novamente para outra tradução. No final, nada faz sentido. E ainda piora se você assinalar a opção de incluir idiomas orientais na brincadeira.

Concorda comigo agora ?

terça-feira, 24 de março de 2009

Registros perdidos

Será que seremos esquecidos ?

200 posts

E chegamos ao post 200 do Barril 71. O tempo passa rápido, né ?

Tentei escapar da política e me dedicar mais aos assuntos culturais. Mas o Brasil passa por momentos muito perigosos e não há como tentar remediar esta situação. O governo tenta de todas as maneiras controlar o que devemos pensar. Vejam só as mudanças que estão sendo feitas na lei Rouanet. O governo petista que aumentar o controle sobre a liberação das verbas que as empresas dedicam à cultura. Ou seja, se um projeto de filme defender a tese de que a esquerda errou em algum momento de nossa história, poderá ser obstruído já em sua fase inicial. Algo já tentado no episódio da Ancinave, mas reembrulhado e novamente apresentado. Algo já tentado também com um famigerado conselho de jornalismo.

E temos que lutar contra essa patrulha ideológica, pois vivemos num país em que o presidente faz um sucesso danado com discursos como o de ontem, em que dizia que a crise era uma "gripe", mas o Brasil é "cabra macho" e que dá para curar esse mal tomando uma "cachacinha". Este é o tipo de comunicação que o líder máximo do país utiliza ao falar com os "vegetais" que assistem a seus discursos.

Quem sabe daqui para frente não venham mais posts sobre literatura, né ?

Traduções

O Amigo de Montaigne publica hoje um excelente post sobre traduções. Como sempre, um texto bem escrito e sucinto, que nos leva a grandes reflexões. Repare como um mesmo trecho pode ser traduzido de diversas maneiras. Quem não lê textos no original pode encontrar coisas imprevisíveis pelo caminho.

domingo, 22 de março de 2009

5 anos do Noblat

O primeiro e melhor blog de política do Brasil está fazendo 5 anos. Parabéns, Noblat.

Alguns leitores famosos estão escrevendo uma seção "por que leio este blog". Mas o Zé Mané só é famoso lá como comentarista frequente. Eis as razões dele para ler o Noblat:

Leio pelo que ele não é:

- não é guru;

- não é pastor de ovelhas;

- não é tocador de rebanhos;

- não é condutor de manadas;

- não tenta fazer a cabeça de ninguém;

- não banca o grande juiz da nação nem o ombudsman da mídia nativa;

- não tem vocação pra filhote de messias;

- não se acha o santo guerreiro contra o dragão da maldade;

- não divide o mundo nem as pessoas entre o preto e o branco, o bem e o mal;

- não é maniqueísta, binário, fanático;

- não usa o blog pra formar milícias;

- não é cartilha;

- não insulta nem subestima a nossa inteligência e estimula o livre arbítrio;

- não abusa da nossa paciência;

- não se leva muito a sério.


Se quiserem saber por que não leio o Biscoito Fino e a Massa, retirem todos os "nãos" que aparecem aí...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sarney e as diretorias do Senado

Algumas pessoas podem achar que Sarney está moralizando o Senado com a demissão de alguns diretores da instituição. Isto é balela. O Estado de São Paulo de hoje coloca os "pingos nos is".

A reportagem mostra que Sarney foi o responsável pela criação de 70% das 181 diretorias. Bem, isto é mais ou menos 127 diretores. Não adianta demitir 50 agora...

Quem melhor comentou o assunto foi o Arnaldo Jabor na rádio CBN.

Curando o Mal de Parkinson

Existe um brasileiro dando show pelo mundo e não é no futebol...

Miguel Nicolelis descobriu um método eficaz no combate ao Mal de Parkinson.

Num holograma ? Pode ser...

Essa eu peguei no blog do André Forastieri:


Talvez seja a mais importante descoberta da física das últimas décadas. A equipe do experimento GEO 600, um gigantesco detetor de ondas gravitacionais, instalado em Hanover, na Alemanha, bateu no limite do espaço-tempo.

Segundo Craig Hogan, um cientista do laboratório de física de partículas Fermilab, existe um ponto em que o espaço tempo para de se comportar como o continuum descrevido por Einstein e se dissolve em grãos - mais ou menos como uma fotografia vira um monte de pontos, se você der um super zoom. O GEO 600 está captando esses grãos. “Suspeito que estamos vivendo dentro de um holograma gigante”, disse Hogan. Para ele, e outros crânios, nossa experiência cotidiana de estarmos vivos pode ser a projeção holográfica de um processo físico acontecendo em algum lugar distante, uma superfície 2D nos confins do universo.

E juro que não estou inventando isso. Li na New Scientist.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Nadal salva 5 match points contra Nalbandian

Você não vai acreditar (ou vai, porque era o espanhol). Rafael Nadal esteve para perder ontem em 5 oportunidades no torneio de Indian Wells. Bastava que o argentino Nalbandian conseguisse encaixar uma bolinha que fosse... Mas não conseguiu.

Há quem diga que é determinação do espanhol. Eu digo que é sorte excessiva e ajuda das forças do além, e um pouco de determinação, claro.

Depois das chances de vencer o jogo, Nalbandian levou um pneu no terceiro set. Eu acho, inclusive, que a direção do torneio devia ter retirado facas, faixas e cordas do quarto do argentino. Ele não deve estar com nenhum amor próprio no dia de hoje.

terça-feira, 17 de março de 2009

Os problemas do esporte

As pessoas valorizam demais o esporte. Os contratos do setor pelo mundo afora somam bilhões de dólares. Há coisas mais importantes que merecem ser priorizadas.

Além disso, está ficando difícil acompanhar os eventos esportivos. Não sabemos se um atleta respeitou as leis antidoping, por exemplo. Em breve, atletas com próteses terão tempos melhores do que atletas comuns e haverá um questionamento sobre os méritos destas próteses na melhoria da performance.

Essa notícia aqui, por exemplo, é ridícula. Se podem usar maiôs de alta tecnologia, por que não se pode usar dois maiôs ?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Reutilizando vídeos

Um israelense resolveu compor músicas e clipes só utilizando materiais caseiros do YouTube. Os vídeos são sua única matéria prima. O resultado é sensacional.

Dica do Ricardo Calil.

terça-feira, 10 de março de 2009

Bananas

Estou desesperado para adquirir um Sony Reader. É um produto que seria perfeito para minhas necessidades. Mas aqui no Bananão não há uma só loja que venda o produto. E a importação parece ser bem difícil. Só tinha conhecimento de uma livraria inglesa que despachava para cá.

Então fiquei sabendo que a BH Photo aceita pedidos do produto e os entrega aqui no Bananão. O preço em dólar é excelente, mas sei que o nosso governo de país de banana irá cobrar um imposto extorsivo de 60% sobre o que exceder 50 dólares. Tudo bem. Eu preciso desse produto.

E aí fico estarrecido. O preço para entrega no Bananão é de 127 dólares e o prazo para entrega é de aproximadamente 45 dias ! O "aproximadamente" está em negrito porque a entrega pode chegar a 60 ou 70 dias. Não há como saber.

Então, por curiosidade, fui pesquisar o frete para outros países de banana como o nosso. Descubro que para Uganda o frete custa 82 dólares pela UPS e o prazo de entrega é de 3 a 5 dias úteis. Para o Zaire, 86 dólares e mesmo prazo de entrega. Para o Camboja, do outro lado do mundo, há 4 opções, sendo a mais barata por 54 dólares e entrega em 10 dias úteis. Mas você pode escolher uma entrega de 59 dólares e esperar de 5 a 7 dias, ou 82 dólares por uma espera de 3 a 5 dias úteis. E por aí vai... Você escolhe o país de banana de sua preferência e compara com a nossa situação aqui.

Então vem a explicação. Os Correios têm o monopólio de entregas em nosso país. Sabe aquele papo de petista criticando privatizações ? É, você acreditou e está jogando o nosso país no atraso, feliz com a popularidade do seu presidente. Enquanto isso, Botswana paga metade do valor de entrega e recebe seu produto 15 vezes mais rápido que aqui. E ele não vem com a embalagem arrebentada e no endereço errado. Ah, e quando vem, né ? Porque existem aquelas greves que param o país...

País de bananas !

OBS: A situação é pior para países como Cuba e Irã, que sofrem embargo. Para o Iraque é baratinho e rápido, então imaginamos que para o Irã também seria assim, se fosse possível. Na Venezuela, Chavez ainda não descobriu que o setor é privado. A entrega ainda é eficiente. Quando as forças de entrega bolivarianas assumirem a operação deveremos ter performances semelhantes às nossas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Humor no Sportv

O programa humorístico é o Bem Amigos. O convidado é Ronaldo, o Fenômeno.

No início do programa, Galvão Bueno diz que Ronaldo jogou mais nos 25 minutos contra o Palmeiras do que o Corinthians no campeonato inteiro.

Depois, se dirige ao computador onde são recebidas mensagens para o programa. A TV exibe a tela justamente no momento em que uma mensagem diz que Ronaldo cometeu um crime ao destruir o patrimônio público (alambrado).

Arnaldo se revolta com o juiz que cumpriu o regulamento e deu cartão amarelo para Ronaldo. Para ele, o regulamento só vale para os outros.

Finalizando o primeiro bloco, Moacyr Luz canta uma música sobre todo tipo de comida, e a câmera não para de mostrar Ronaldo. E foi só o primeiro bloco, minha gente.

As 20 piores capas de Batman

O UOL publicou hoje. Hilário.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Coisas da Igreja

Em certos assuntos, nem precisamos escrever nossa opinião. Basta relatar os fatos.

Por exemplo: em Alagoinha, um padastro estuprava sua enteada desde quando ela tinha 6 anos de idade. Agora, aos 9 anos, ela ficou grávida de gêmeos. Os médicos constataram que ela corria risco sério risco de vida. Foi feito um aborto.

Então o arcebispo de Recife resolve excomungar todos os que participaram da operação. Sim, a Igreja condenou o aborto na menininha estuprada de 9 anos que poderia morrer no parto. Mas não excomungará o padrasto estuprador, pois o "ato dele não é tão grave quanto o aborto".

Precisa dizer mais alguma coisa ?

quinta-feira, 5 de março de 2009

Ciscando para dentro...

Não é tudo muito engraçado ? Ideli Salvatti e Aloízio Mercadante trabalharam para absolver Renan Calheiros quando ele era presidente do Senado. E ontem Renan Calheiros conseguiu a vaga na comissão de infra-estrutura do Senado para Collor, derrotando quem ? Ideli Salvatti e Aloízio Mercadante.

Quem conta é o Reinaldo Azevedo.

A política acaba com esse blog, não ?

Eu já disse isso aqui. Seria melhor gastar o nosso tempo com as artes e ciências. Comentar aspectos comezinhos da política é um tanto desagradável. Mas o Brasil é o país da piada pronta. Sarney agora é amigo de Lula, que dizia que ele "roubaria até carrinho de pipoca", se tivesse oportunidade. Ambos agora são amigos de Fernando Collor, que ontem disse que a senadora Ideli Salvatti "cisca para dentro". O MST executou 4 pessoas no Pará, e não houve um centésimo da mobilização dos eventos de Eldorado de Carajás ou assassinatos de Chico Mendes e Dorothy Stang. O moralista Renan Calheiros quer punir Jarbas Vasconcelos por causa de sua entrevista à Veja, onde diz que o PMDB é um partido fisiológico e cujos integrantes só pensam no interesse pessoal. E assim vai...

Existem outros assuntos e vou tentar me dedicar a eles. Melhor saber se a gordura está atrapalhando Ronaldo ou se o final do livro "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" do sueco Stieg Larsson é inconsistente ou não. Diogo Mainardi sempre reclama disso: ao invés de comentar os gênios da cultura mundial, ele é obrigado a falar de... Lula!

terça-feira, 3 de março de 2009

Fred no Flu ?

Lembram da história do Fred jogando no Fluminense ? Por enquanto, nada... Já vai completar um mês...

Carnaval

Nunca ninguém retratou tão bem esta festa tropical.

Triste país

Imagine gente chata e sem graça reunida em um só lugar. Pessoas que você jamais teria paciência de ouvir em qualquer festa ou reunião. Além de insossos, mal educados. Discutem o tempo todo, fazem grosserias e pensam em intriga obsessivamente.

Aí alguém liga algumas câmeras e transmite isso para o Brasil todo. Para quem não conhece o Brasil, seria um fracasso, certo ? Nem tanto. A fórmula já funcionou para outros países. O que surpreende é que no Brasil já estamos na nona edição do tal Big Brother. Nos outros lugares, o público se cansou na segunda ou terceira edição. Aqui no Bananão iremos chegar na edição 50...

Leio avidamente as notícias sobre TV para ver se ocorre algum problema com a audiência. Mas é só no começo do programa. Aí a produção do programa recorre a transas embaixo das cobertas, barracos sem sentido e festinhas imbecis ao redor da piscina para mostrar o corpo dos saradões e saradonas. E a audiência sobe de novo.

E as narrativas do Bial ? Meu Deus...

Triste país.

domingo, 1 de março de 2009

E os pugilistas cubanos fugiram de novo...

Li o editorial de hoje do Estadão no blog do Reinaldo Azevedo e algo me preocupa: Tarso Genro pode fazer o que quiser ? Estamos mesmo numa república bananeira ? Uma das frases do editorial:

Por que o governo brasileiro concede asilo a um assassino condenado pela justiça de um país democrático e nega-o a dois impolutos fugitivos de uma ditadura decrépita?


O editorial sai no momento em que os dois pugilistas cubanos, deportados para Cuba pelo governo brasileiro com ajuda de Hugo Chávez, dão entrevistas criticando sua deportação. Nunca quiseram voltar para Cuba (tanto é que fugiram novamente), nunca deram declarações de preocupação com suas famílias e nem queriam ficar no Brasil, e sim na Alemanha e nos EUA. Nas entrevistas recentes, disseram que não querem morar em Cuba, onde não há o que comer (abram os olhos, venezuelanos!). O processo de extradição não pode ser acompanhado integralmente pela OAB e feriu os regulamentos vigentes. Assim como a manutenção do terrorista italiano ideologicamente alinhado ao Ministro da Justiça também fere tais regulamentos.

É uma vergonha, não ?

ATUALIZAÇÃO: Um dos pugilistas cubanos mudou novamente sua posição e numa entrevista ao Esporte Espetacular disse que o governo brasileiro ofereceu o asilo. Como ele já havia dito o oposto em outra ocasião, fica difícil saber o que aconteceu. Ainda é estranha a perseguição da Polícia Federal aos atletas, uma vez que os mesmo estavam em situação legal no país. O lutador cubano também disse que conversou com Lula, o que é negado pela presidência, talvez para evitar problemas com Fidel Castro. Uma coisa é certa: o pugilista não queria ficar em Cuba, pois fugiu novamente logo em seguida.