terça-feira, 31 de julho de 2012

Revendo o Roda Viva de Piquet (1994)




Estou revendo a entrevista de Nelson Piquet no Roda Viva, realizada em 1994 logo após o acidente fatal de Ayrton Senna. E é muito interessante analisar a entrevista sob a ótica atual.

Na ocasião, ainda não se sabia que a razão do acidente tinha sido a quebra da barra de direção. E o que se vê é o contraste profundo entre o conhecimento do tri-campeão e o despreparo dos entrevistadores. Nada do que Piquet disse foi contrariado pelos fatos. E as perguntas dos jornalistas assustam pela ingenuidade.

Entrevistas como esta são ótimas para nos levar à reflexão. Quanta bobagem ouvimos hoje em dia ao acompanhar uma corrida de Fórmula 1? Quanta bobagem ouvimos do jornalismo em outras áreas do conhecimento? Mas o mais importante é ver como o conhecimento essencial dos fatos dificilmente fica obsoleto. O mundo vai mudando, mas o essencial não muda tanto assim.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Não cobram, não?

Tenho uma coleção inadministrável de blogs cadastrados no meu Google Reader. E fico impressionado com a qualidade de alguns deles. Gente que escreve resenhas fenomenais de filmes, discos e livros, e que aparentemente não ganha nenhum dinheiro com isto. Talvez centavos do AdSense, mas valores irrisórios.

Eu tinha planejado há alguns meses fazer uma remodelagem do blog. Separar postagens por assunto. Assim, poderia atender a interesses distintos. E talvez capitalizar alguma coisa aqui.

Mas acho que vou deixar as coisas como estão. Existe muita gente melhor do que eu escrevendo e não ganhando nada. Para simplesmente me realizar escrevendo alguma coisa, a estrutura atual é suficiente. E acho que dá para perceber que a falta de tempo tem atrapalhado bastante a atualização do blog.