domingo, 28 de junho de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button

Cinema nunca foi problema para mim. Há uns 10 anos, eu me gabava de já ter assistido a 3 sessões de cinema num dia, ou 5 DVDs seguidos no conforto do lar. 2 sessões ou 3 DVDs era a média nos dias dos finais de semana. Mas a vida ficou mais corrida e com isso tive que diminuir radicalmente o número de filmes vistos em um ano.

Tudo isso apenas para me justificar por apenas ter assistido "O Curioso Caso de Benjamin Button" somente ontem. Pois foi somente ontem que cheguei à conclusão de que a cerimônia do Oscar foi extremamente injusta com esse filme. Já tinha visto o "Quem Quer Ser Milionário" e o considerei razoável na ocasião. Ouvi dizer que os filmes eram fracos este ano e portanto não me importei muito com os outros candidatos.

Mas gostei muito de "O Curioso Caso de Benjamin Button". Sim, é cinemão. Com todas as vantagens e desvantagens deste tipo de filme. Mas com aquela dose de elementos que nos leva à reflexão. O filme usa uma idéia absurda (a idade que regride ao invés de avançar) para nos fazer pensar sobre alguns pontos do envelhecimento e da experiência de vida. Este recurso é amplamente utilizado nos romances do realismo fantástico, e em filmes como àqueles do Frank Capra. É difícil não ser tocado pelo filme e não pensar em muitas situações descritas no filme.

Infelizmente Hollywood quis contemplar a Índia e sua Bollywood neste ano. Pena. No entanto, não será a primeira nem a última vez em que injustiças aparecerão na festa da Academia.

Nenhum comentário: