sexta-feira, 24 de abril de 2009

A crise no STF

Existem assuntos que nos perseguem. Eu não queria comentar o episódio ocorrido na sessão do STF anteontem. Mas estão aparecendo opiniões por todos os lados, e a grande maioria delas é incorreta.

Então façamos o seguinte: a longa transcrição da discussão está aqui. Quem quiser fazer uma análise imparcial pode perder alguns minutos de sua vida e a ler por completo.

Eu já li e tenho minha opinião. Joaquim Barbosa começa uma discussão técnica com o presidente do STF, Gilmar Mendes. Diz que o assunto precisa ser mais discutido. Gilmar Mendes diz que o assunto já foi discutido numa sessão em que Joaquim Barbosa estava doente e este retruca que estava de licença médica. Ora, estar afastado por problema de saúde não significa que o assunto não foi discutido pelos demais, certo ? Como acusar alguém de não promover a discussão do assunto ? Depois aparecem as acusações de "desmoralização do Judiciário brasileiro" e a utilização da expressão "seu capangas do Mato Grosso".

Gilmar Mendes é odiado pela esquerda brasileira e amado pelos juristas brasileiros. Não são poucos os elogios à sua postura. Joaquim Barbosa agora virou o rei da "festiva" por ter confrontado o presidente do STF com pouquíssima educação e muita arrogância. A sessão teve que ser suspensa e crise se instalou na instituição, onde ninguém apóia a atitude do ministro Barbosa. Aliás, ninguém se lembra de uma sessão tão conturbada como essa. Mesmo entre os dois ministros, que já se confrontaram outra vez.

E Joaquim Barbosa, o ofensor, diz que a paz só depende do ofendido. Piada...

Nenhum comentário: