sábado, 16 de agosto de 2008

Economia Sem Truques

Há um tempinho atrás, prometi que iria escrever sobre o livro Economia Sem Truques, de Bernardo Guimarães e Carlos Eduardo Gonçalves. O tempo tem sido escasso e não tenho conseguido escrever sobre minhas últimas leituras. Um leitor do blog me escreveu cobrando uma opinião sobre o livro, e espero que este pequeno texto ajude as pessoas a conhecer o trabalho.

O livro foi classificado como "o Freakonomics brasileiro". Classificação injusta, a meu ver, pois o livro brasileiro é mais didático e melhor organizado. Seu objetivo é ensinar princípios básicos de economia, e o faz de maneira bem agradável e divertida. Freakonomics é um livro cujo objetivo é mostrar que nem sempre a economia se comporta de maneira convencional. Talvez o livro que mais se aproxime de Economia Sem Truques seja O Economista Clandestino, de Tim Harford. Os objetivos parecem mais próximos.

O nosso livro leva clara vantagem sobre este último. Os exemplos são mais próximos do nosso cotidiano, portanto mais fáceis de compreender. O Brasil é o país do populismo e da demagogia, e é um prato feito para quem quer entender o conceito de "economágica" tratado pelo livro.

Economia Sem Truques deveria ser leitura obrigatória no país da meia-entrada, do jeitinho e das leis estúpidas que sacrificam a ousadia dos empreendedores e a maturidade na nossa economia. Por um votinho a mais das massas iletradas...

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Olá, Juca.
Escreve o Carlos Eduardo, do Economia Sem Truques.
Gostaria de convida-lo ao lançamento do meu novo livro ao público geral: Sob a Lupa do Economista, na Saraiva do Morumbi, dia 13/08, as 1930hs
abs